Bem-vindo ao nosso Blog

Inauguramos este blog com a intenção de popularizar o ensino da física na nossa sociedade. Aqui você vai encontrar notícias, curiosidades e experiências e muito mais.

Aproveitem.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Engenheiro paquistanês afirma ter criado carro movido a água


O engenheiro paquistanês Agha Waqar Ahmed anunciou uma descoberta que pode ser a solução para a crise de energia de seu país. De acordo com jornais locais, Ahmed teria dirigido um carro movido a água no final de julho, na frente de uma plateia composta por membros do governo paquistanês, cientistas e jornalistas na capital do país, Islamabad.
Segundo Ahmed, o segredo de sua descoberta estaria no processo da eletrólise, no qual uma corrente da bateria passa por meio da água destilada, separando o hidrogênio e o oxigênio presentes na estrutura molecular da água. A partir daí, o motor poderia utilizar o hidrogênio resultante da quebra para alimentar o carro.
O anúncio, no entanto, não convenceu autoridades científicas do país. De acordo com Khurshid Hasanain, chefe do departamento de Física da universidade de Quaid-i-Azam, em Islamabad, a descrição do processo inventado por Ahmed não faz sentido. De acordo com as leis da termodinâmica, queimar o hidrogênio resultante da eletrólise não pode gerar mais energia do que a necessária para realizar o processo de quebra das moléculas de água.

Fonte: Time


Cientistas batem novo recorde de maior temperatura já produzida pelo homem


Não faz muito tempo que um grupo de cientistas do Laboratório Nacional Brookhaven, nos Estados Unidos, entrou para o Guinness Book depois de registrar a maior temperatura já alcançada pela humanidade, ao bater a marca de 4 trilhões de graus Célsius.
Entretanto, de acordo com uma notícia publicada pelo site Nature, agora foi a vez dos cientistas da CERN — Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear — conseguirem produzir a temperatura mais alta já registrada, que chegou a 5,5 trilhões de graus Célsius.
Assim como os cientistas norte-americanos, os europeus também estão envolvidos com as pesquisas relacionadas ao plasma de quarks-glúons, portanto, é bem provável que esse recorde de temperatura volte a ser superado em breve por um dos dois grupos de cientistas. Façam suas apostas!


Fonte: Nature

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes