Bem-vindo ao nosso Blog

Inauguramos este blog com a intenção de popularizar o ensino da física na nossa sociedade. Aqui você vai encontrar notícias, curiosidades e experiências e muito mais.

Aproveitem.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Cientistas desenvolvem simulador quântico mais potente


Cientistas do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos Estados Unidos criaram um simlador quântico que pode ajudar a compreender as propriedades de materiais magnéticos.
Muitos fenômenos importantes da Física não são bem compreendidos porque dependem da mecânica quântica, a física do infinitamente pequeno, regida por leis diferentes das do mundo visível.
Os computadores clássicos, até mesmo os melhores, são incapazes de simular sistemas quânticos. Por isso precisam de instrumentos mais precisos para compreender materiais como os supercondutores de alta temperatura, cujas propriedades dependem, segundo se acredita, do comportamento quântico de centenas de partículas.
O simulador concebido pelos físicos do NIST, apresentado nesta quarta-feira em artigo publicado na revista Nature, explora duas propriedades quânticas: a "superposição" (o fato de uma partícula quântica poder se apresentar em dois estados diferentes ao mesmo tempo) e a "intrincação" (o fato de que partículas separadas fisicamente podem estar estreitamente interligadas).
O simulador pode fazer interações entre centenas de bits quânticos (cubits), "10 vezes mais do que os dispositivos anteriores", destacou o NIST em um comunicado.
O bit é a parte da informação mais elementar compreensível para um computador atualmente. No mundo quântico, esta unidade básica de denomina cubit. Pode ter valor 1 ou 0, como um bit, mas também possuir estes dois valores ao mesmo tempo, o que o habilita a fazer incontáveis cálculos simultâneos.
No simulador quântico aberto, um íon adicional interage com o sistema quântico e, ao mesmo tempo, estabelece um contato controlado com o ambiente.
Fonte:    Revista Galileu

Como funcionam videogames que utilizam movimentos pra se jogar?


Antes de começar a explicar como funcionam esses aparelhos adorados por crianças, jovens e adultos vamos explicar primeiro alguns conceitos:
A natureza composta da luz branca foi demonstrada pela primeira vez por Newton, em 1664, quando decompôs a luz solar por meio de um prisma, projetando-a numa tela. A imagem alongada e colorida do Sol foi chamada por ele de espectro.
Em 1880, o astrônomo inglês William Herschel (1738 - 1822) repetiu a experiência de Newton, com a finalidade de descobrir qual das cores do arco-íris daria mais resultado no aquecimento do bulbo de um termômetro. Percebeu que o termômetro era aquecido pelo violeta, pelo azul e pelo vermelho. No entanto, o aquecimento era mais eficaz com o alaranjado e com o vermelho. Finalmente, percebeu que o bulbo do termômetro se aquecia ainda mais se fosse colocado na região escura que se estende além do extremo vermelho do espectro. Assim foi descoberta a radiação infravermelha.

Embora invisível, a radiação infravermelha pode ser percebida por suas propriedades de aquecimento. Quando um aquecedor elétrico é ligado, sente-se seu calor irradiado antes mesmo que a resistência comece a avermelhar-se. Se o olho humano fosse sensível ao infravermelho, não haveria necessidade de iluminação artificial, pois tudo seria brilhante durante o dia ou a noite. Alguns animais detêm dessa habilidade, como a cobra.
Outros exemplos de aparelhos que utilizam o infravermelho: Sensor de presença ( capta o calor humano) e o controle remoto da televisão.
Atualmente no mercado temos 3 plataformas de videogames, na qual apenas 2 utilizam essa tecnologia, são elas: Wii, Xbox 360.

  • WII

O Wii foi lançado em 2006 com um grande diferencial: seu controle remoto era operado por movimentos. O Wii funciona basicamente por conta da sua barra sensora de infravermelho que capta a luz infravermelha emitida pelo controle.
Sensor Infravermelho

  • XBOX 360-KINECT

Com o grande sucesso da inserção de movimentos nos jogos, a Microsoft criou um aparelho para ser plugado no seu console. Esse aparelho é posicionado em frente à televisão e é constituído de uma câmera normal e duas câmeras infravermelhas disparam uma luz infravermelha e captam os objetos no local, captando assim os movimentos dos jogadores e dispensando o uso de joysticks.









Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Top WordPress Themes